Compartilhe

A hora de agir é agora! Com informação adequada e escolhas saudáveis, um terço dos tipos mais comuns de câncer pode ser evitado.

Dia Mundial do Câncer. A data, que tem o objetivo de promover e incentivar o combate à doença, foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e este ano tem o slogan ‘Eu Sou e Eu Vou’.

EU SOU CONSCIENTE E EU VOU ME INFORMAR PARA REDUZIR O IMPACTO DO CÂNCER.

E a campanha conta com um possível avanço. É que tramita no Senado Federal, a PLC dos 30 dias, que institui uma aceleração nos processos de identificação da doença, com o objetivo de aumentar a rapidez dos primeiros exames e a eficácia do tratamento.

De acordo com o Projeto De Lei Nº 143, de 2018, nos casos em que a principal hipótese diagnóstica for o câncer, os exames necessários antes do tratamento devem ser feitos com o prazo máximo de 30 dias, após solicitação do médico responsável.

Uma pesquisa da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) destacou que anualmente, cerca de 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo perdem a vida por causa do câncer e até 2030, esta deve ser a principal causa de morte. Por isso, a campanha busca reforçar a importância do diagnóstico rápido, para que esses números sejam menores.

COMENTAR

Deixe seu Comentário