Compartilhe

Dormir é essencial para o corpo se restabelecer diariamente. No entanto, há diversos impasses que atrapalham o repouso e impedem o sono de ser reparador, como ir ao banheiro à noite. Esses incômodos despertares se devem, principalmente, à ingestão de líquido e às mudanças fisiológicas e hormonais decorrentes da idade.

Segundo Renato Calil, pneumologista especialista em medicina do sono do Centro de Doenças do Pulmão, no Rio de Janeiro (RJ), quando uma pessoa acorda no meio da noite, diminui o tempo de permanência nas fases mais tardias e relaxantes do sono, chamadas de REM.  Com isso, não descansa direito e eleva os riscos de doenças, como depressão e problemas cardíacos.

Para que a bexiga não seja um despertador fora do horário, não há segredo. É preciso atentar-se aos hábitos noturnos e, no caso de um aborrecimento persistente, procurar um médico. “O ideal é beber apenas um copo de água antes de dormir e não ingerir bebidas alcoólicas, chás e sucos diuréticos à noite”, sugere o pneumologista.

Chás diuréticos

Maçã

Hibisco

Erva-doce

Sucos diuréticos

Melancia

Abacaxi

COMENTAR

Deixe seu Comentário